Gripe Suína: Três casos confirmados na Europa
Portugueses há 2 dias de quarentena
Patrícia Ferreira e Sandra, ambas com 26 anos, estão proibidas de sair de casa, durante pelo menos dez dias. As duas jovens da Linha de Sintra chegaram no domingo de manhã, num voo oriundo da Cidade do México, com escala nos Estados Unidos, e foram assistidas no hospital Amadora-Sintra nessa noite. Perante os sintomas gripais, o médico deu indicações precisas: "Não devíamos sair de casa e se os sintomas se agravassem, nomeadamente se aparecesse febre, deveríamos contactá-los imediatamente", contou Patrícia ao CM. No Hospital, realizaram-lhe exames ao sangue e raio-X. "Disseram que não podia sair de casa durante dez dias que é o período em que o vírus se manifesta. Estou preocupada porque vivo com o s meus pais e não lhes quero pegar nada."
Patrícia e Sandra estiveram de férias em Puebla, a 190 quilómetros da Cidade do México, mas no regresso a Portugal ficaram mais de seis horas no aeroporto da capital mexicana. Viram alguma s pessoas de máscara, mas só compraram uma quando leram um inquérito que lhes entregaram e perceberam que havia problemas. 'Respondemos ‘não’ a todas as perguntas, porque só nos doía o corpo e estávamos com o nariz entupido, mas no percurso fomos tendo mais sintomas', disse. À chegada a Lisboa, nada lhes foi dito. Quando leram no CM o que se estava a passar, decidiram ir ao médico e encontraram mais pessoas vindas do México.
O Amadora-Sintra desvaloriza estes casos, afirmando que se trata de uma medida de prevenção, que até é aplicada numa gripe normal para evitar pneumonias. A Direcção-Geral da Saúde garante: 'Não há casos suspeitos em Portugal.'
Ontem confirmou-se o pior: a doença chegou à Europa, com três casos confirmados, um em Espanha e dois na Escócia. A própria Organização Mundial de Saúde elevou o grau de alerta para casos de pandemia, de três para quatro (em seis).
A ministra da Saúde, Ana Jorge, anunciou que os passageiros que cheguem aos aeroportos nacionais oriundos de zonas de risco serão informados, ainda no avião, sobre o que terão de fazer. Será perguntado ainda se apresentam sintomas gripais e distribuídos folhetos a quem embarca. Entre domingo e ontem, terão viajado para o México mais de 400 turistas portugueses. Hoje chega a Lisboa um voo directo de Cancun.
UNIDADES SEM RESPOSTA
Em caso de pandemia da gripe suína os hospitais não vão ter capacidade de resposta para internar todos os doentes infectados, os quais necessitam de um quarto de isolamento. Esta é a convicção de médicos e administradores hospitalares ouvidos pelo CM. Dois dos hospitais incluídos no Plano de Contingência dispõem de 22 quartos de isolamento e de pressão negativa, com sistemas de filtragem de ar e com antecâmaras, laboratórios de biossegurança , sabendo os profissionais de saúde como actuar em caso de pandemia.
DGS ENVIA TAMIFLU PARA HOSPITAIS
Os hospitais do Curry Cabral e Dona Estefânia, ambos em Lisboa, da Universidade de Coimbra e o São João, no Porto, receberam ontem, ou, o mais tardar hoje, um fornecimento do antibiótico oseltamivir (Tamiflu), que vai reforçar a quantidade de medicamentos disponível nas unidades para o tratamento das infecções gripais. O administrador do Curry Cabral, Manuel Delgado, não pôde precisar ao CM a quantidade de tratamentos de oseltamivir que cada unidade vai receber, mas salientou que provêm da Reserva Estratégica Nacional, adquirida por Portugal para fazer face a uma ameaça da gripe aviária.
MINISTRA DA SAÚDE TRANQUILA
A ministra da Saúde, Ana Jorge, considera que não cabe ao Governo cancelar voos com destino aos países de risco, mas sim informar as pessoas que vão para esses países. Uma posição que contrasta com a da sua homóloga espanhola, Trinidad Jiménez, que ontem – e após a confirmação do primeiro caso na Península Ibérica – aconselhou os turistas espanhóis a adiarem as deslocações ao México.
PORMENORES
OMS SOBE ALERTA
A Organização Mundial de Saúde adopta uma série de seis fases de alerta para informar o Mundo sobre a gravidade de uma ameaça. Neste caso, passou do nível três, que era de nenhuma ou transmissão limitada entre humanos, para o quatro, evidência de transmissão crescente entre humanos.
PORTUGUESES ARRISCAM
Ontem, no aeroporto de Lisboa, o voo charter que levaria 213 pessoas para Cancun, acabou por descolar com 158. Ao que o CM apurou, entre domingo e ontem, mais 400 portugueses embarcaram rumo ao México.
AGÊNCIAS NEGOCEIAM
Vários casais que iam de lua-de-mel desistiram da viagem: uns já tinham reembolso garantido, mas outros não sabiam. Algumas agências ofereceram destinos alternativos aos seus clientes para não perderem o negócio.
SAÚDE 24 RECEBE 720 CHAMADAS
Cerca de 720 pessoas telefonaram para a Linha Saúde 24 desde as 13h00 de sábado até às 17h00 de ontem, devido à gripe suína, segundo Sérgio Gomes, coordenador da Linha.
2,5 MILHÕES DE TRATAMENTOS
A eficácia do tamiflu na gripe suína divide especialistas. Filipe Froes, pneumologista do Pulido Valente, diz que a eficácia deverá ser 'nula ou muito reduzida'. Portugal tem 2,5 milhões de tratamentos.
RECOMENDAÇÕES PARA OS VIAJANTES
Os viajantes em zonas afectadas devem evitar grandes concentrações de pessoas e locais com pouca ventilação, lavar frequentemente as mãos, usar lenços de papel e máscaras de protecção.
IMPORTAÇÕES CONTROLADAS
O Ministério da Agricultura esclareceu ontem que Portugal não importou qualquer material obtido de suínos originário do México ou dos Estados Unidos nos últimos seis meses.
GRIPE AFUNDA BOLSAS MUNDIAIS
Os receios de uma pandemia com a gripe suína arrastou os principais mercados de capitais para o vermelho, numa altura em que as economias ainda não se recompuseram da crise causada pelos activos tóxicos.
O Dow Jones fechou a ceder 0,64%, fixando-se nos 8.025 pontos. O S&P 500 caiu 1,01%, para 857,51 pontos. O índice tecnológico Nasdaq terminou a marcar 1.679,41 pontos, com uma desvalorização de 0,88%.
Os títulos das companhias aéreas negociaram em baixa, reflectindo a possibilidade de serem canceladas milhares de viagens. A British Airways esteve a cair mais de 17 por cento, a maior descida desde Setembro de 2001. A companhia espanhola Iberia, que detém uma importante quota de mercado nos voos para a América do Sul, desvalorizava mais de 6,5 por cento, cotando-se nos 1,42 euros.
Em Inglaterra, com dois casos detectados na Escócia, inspectores da Financial Services Authority (FSA) visitaram diversos bancos para avaliar que planos de contingência há no sector financeiro caso exista uma pandemia.
Até a Smithfield Foods, a maior processadora de carne de porco do mundo, que opera em Portugal através das empresas Nobre e Campofrio, caiu mais de 11 por cento em bolsa.
As farmacêuticas como a Roche e a GlaxoSmithKline que produzem o Tamiflu e o Relenza (drogas antivirais) estão a aumentar diariamente a produção nas suas diversas fábricas.
RUMSFED LUCROU MILHÕES COM O TAMIFLU
Donald Rumsfeld, ex-secretário da Defesa de George W. Bush, lucrou milhões de dólares com a vacina Tamiflu. Embora a droga seja comercializada pela farmacêutica Roche, toda a investigação que levou ao desenvolvimento e concepção da vacina pertence à empresa Gilead Sciences Inc. Esta empresa detém os direitos de autor e recebe ‘royalties’ da comercialização do Tamiflu.
Acontece que Donald Rumsfeld assumiu a presidência da Gilead em 1997, cargo que ocupou até ser chamado para a equipa de George W. Bush. Rumsfeld faz parte da direcção da Gilead desde 1987.
Em comunicado, a empresa confirmou a presidência de Rumsfeld adiantando que 'a sua experiência de liderança, quer ao nível industrial, quer ao nível governamental são muito importantes para que a Gilead continue a implementar a sua estratégia comercial'.
BANCO MUNDIAL EMPRESTA 155 MILHÕES
O Banco Mundial (BM) vai emprestar 155 milhões de euros ao México para combater a gripe suína, revelou o ministro da Economia do país da América Central, Agustin Carstens.
Deste montante, 25 milhões destinam-se às necessidades mais imediatas, como a compra de medicamentos. O restante será para fortalecer a capacidade operativa e institucional do país.
'AGÊNCIAS NÃO SÃO OBRIGADAS A DEVOLVER DINHEIRO' (Jorge Morgado, Assoc. Defesa do Consumidor)
Correio da Manhã – Os turistas portugueses que decidam cancelar as viagens para o México podem reaver o dinheiro?
Jorge Morgado – Como ainda não foi decretada qualquer medida de restrição das viagens, as agências não são obrigadas, por lei, a reaver o dinheiro. E ainda não tivemos queixa de ninguém.
– O que é que a DECO aconselha?
– Aconselhamos os turistas portugueses a tentar chegar a acordo com as agências, no sentido de tentarem ou mudar a viagem para outro destino ou obter uma linha de crédito para irem mais tarde. Aconselhamos ainda as agências de viagens a não arranjarem conflitos perante esta situação. Perante uma ameaça à saúde das pessoas é necessário bom senso.
APONTAMENTOS
TURISTAS VIGIADOS
O receio de propagação do vírus levou vários países a colocarem controlos nos aeroportos, a recomendarem que se evitem alguns destinos e a colocarem sob vigilância os cidadãos provenientes do México com sintomas gripais. Muitos países reforçaram os controlos fronteiriços.
MINISTROS REÚNEM-SE
A presidência checa da União Europeia agendou para quinta-feira uma reunião extraordinária dos ministros da Saúde dos 27 para discutir a crise suína, anunciou a Comissão Europeia.
NOTAS
TAILÂNDIA: SCANNER TÉRMICO
O governo tailandês mandou instalar um scanner térmico no Aeroporto Internacional de Banguecoque como medida preventiva contra um possível contágio da gripe suína.
CIDADE DO MÉXICO: 50 PORTUGUESES
Pelo menos 50 portugueses residem actualmente na Cidade do México, mas nenhum pediu ajuda às autoridades portuguesas, segundo a Secretaria de Estado das Comunidades.
ONU: PERIGO DE PANDEMIA
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, alertou ontem para o perigo de o vírus da gripe suína, detectado no fim-de-semana no México, causar uma pandemia.
EUA: OBAMA TRANQUILIZA
O presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, afirmou ontem que o surto de gripe suína no país é preocupante mas não é causa para alarme.
EUA: 11 MILHÕES DE DOSES
Os EUA vão distribuir 11 milhões de doses de tratamento antiviral contra a gripe suína, retiradas dos stocks federais, para ajudar os estados norte-americanos afectados.
Fonte: Correio da manha
Ronaldo Rodrigues
0 comentários:
Enviar um comentário